Cadastre-se e ganhe prêmios

Os detalhes do PS4!!!



O PlayStation 4 foi oficialmente revelado pela Sony durante a conferência da empresa que rolou no Hammerstein, em Nova York, nesta quarta-feira (20), mas de uma maneira totalmente diferente do que todos estavam esperando. Os executivos, programadores e desenvolvedores falaram sobre o aparelho, sua capacidade e seus jogos, mas nenhuma imagem dele foi mostrado. O novo console está marcado para chegar ao varejo até o final de 2013, sem data específica e sem preço, mas a tempo para as festas de final de ano.

O console virá equipado do DualShock 4, novo modelo do icônico controle da empresa, que acompanha a linha PlayStation desde seu início. O DualShock retorna com algumas funcionalidades como o Sixaxis, criado no modelo utilizado pelo PlayStation 3, e uma distribuição familiar dos botões de face e dos direcionais. Em adição, a Sony incluiu uma touchpad capacitivo ao controle, bem semelhante à tela de toque traseira do PlayStation Vita, capaz de registrar dois pontos de contato ao mesmo tempo. As opções Start, Select e o botão PlayStation serão acessados por um novo botão, o Options.

As maiores novidades ficam por conta de um botão de Share (Compartilhar), que permite que os jogadores tenham acesso a grande gama de opções sociais oferecidas pelo console – trasmissão ao vivo de partidas, por serviços de streaming de vídeo como o Ustream, além do compartilhamento de vídeos em redes sociais, são algumas das novidades prometidas pela empresa. A outra grande mudança foi a implementação de uma “light bar” de LED no topo do controle, que se ilumina para exibir diversas informações para os jogadores, como a vida dos personagens in-game, além de se comunicar com o PlayStation 4 Eye, nova versão da câmera periférica da Sony.
 
Evoluindo o projeto do PS Move, introduzido no PS3, a Sony criou uma barra sensora equipada de microfone embutido de quarto canais, com duas câmeras capazes de criar resoluções de 1280 x 800 cada uma. Segundo a companhia, a barra será capaz destacar os jogadores dos fundos de suas salas ou quartos, com noções de proximidade. O videogame poderá reconhecer a voz do jogador, bem como seus rostos e movimentos corporais (algo que lembra o Kinec do Xbox 360!).

O controle também vem com uma caixinha de som estéreo embutida para que os jogadores possam curtir tanto o som do game na tv quanto no controle. Além disso, junto com o aparelho virá na caixa um headset mono para que os jogadores possam conversar entre si.

Ao contrário do controle, que bate com o protótipo que havia vazado na rede, a Sony não mostrou o modelo de seu novo console, guardando a surpresa para a E3 de 2013. Os detalhes específicos, porém, foram fornecidos pela empresa durante a apresentação: o PS4 usará um CPU de 8 núcleos, de 64-bits e x86, intitulado como Jaguar, projeto desenvolvido pela AMD. Uma GPU da Radeon fará até 1,84 TFLOPs.
 
Um drive para Blu-ray de 6x e de 8x para DVDs foi a opção escolhida para o PS4, junto de 8GB de RAM GDDR5 unificado, capacidades WiFi, portas USB 3.0 e saídas de áudio ótico e HDMI – ao lado da já clássica saída para AV analógico. A empresa confirmou um HD interno, mas não detalhou o tamanho da unidade de memória.

A empresa também deixou claro que o console foi criado com a ajuda de desenvolvedores que fizeram com que o aparelho tivesse uma boa capacidade de processamento, mas também fosse uma arquitetura fácil para programar, mas o gamer sempre foi o enfoque de todos os esforços da empresa. Durante a apresentação ainda disseram que o novo videogame se comunicará com tablets e telefones celulares bem como outros aparelhos com o Wi-Fi. Para eles, a sala de estar não é mais o centro da experiência de jogos, por isso será possível interagir com seu console mesmo que você não esteja na frente da tv. É a gênese de uma nova ideia do futuro dos games.
 
Os processadores e a memória interna serão mais potentes permitindo ao jogador fazer múltiplas ações ao mesmo tempo. Será possível ligar e jogar rapidamente, bem como atualizar o aparelho enquanto ele ainda está sendo usado para jogos ou então jogar um game enquanto ele ainda está sendo baixado da internet.

O PS4 apresenta o “modo de suspensão”, que mantém o sistema em um estado de baixo consumo de energia e ao mesmo tempo preserva a sessão do jogo. O tempo que leva hoje para iniciar um console e carregar um jogo salvo será coisa do passado. Com o PS4, basta os jogadores apertarem o botão liga-desliga novamente e eles voltam ao jogo instantaneamente no ponto exato em que pararam. Essa nova arquitetura fará uso da tecnologia de cloud computing, onde um aparelho ligado a rede guarda todas as suas informações na rede mundial de computadores.

O visual do Playstation 4 ainda não foi revelado, mas as configurações já confirmam que ele terá um leitor de Blu-Ray e DVD, o que leva a crer que a mídia física ainda será uma característica importante do aparelho.
 
Especificações técnicas do aparelho:

Processador principal
Chip simples personalizado
CPU :  x86-64 AMD “Jaguar”,  8 núcleos
GPU : 1.84 TFLOPS,  AMD next-generation Radeon™ engine gráfico

Memória
GDDR5 8GB

HD integrado

Drive óptico
(apenas leitura)
BD 6xCAV
DVD 8xCAV
I/O
Super-Speed USB (USB 3.0) ?AUX

Comunicação
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
IEEE 802.11 b/g/n
Bluetooth® 2.1 (EDR)

Saída AV
HDMI
Saída AV análoga
Saída digital (ótica)
*As especificações não são finais e estão sujeitas a mudanças.
 

Fonte:PlayTv