Cadastre-se e ganhe prêmios

Analise Starcraft II: Heart of the Swarm!

StarCraft II” é um dos melhores jogo de estratégia de todos os tempos e, mesmo com mais de dois anos no mercado, continua instigante, desafiador e divertido. A campanha “Heart of the Swarm” é empolgante, mesmo sendo um pouco exagerada, mas até esse ‘defeito’ passa batido por se encaixar no histórico da série.
Este pacote de expansão traz muito conteúdo para os jogadores, sejam eles novatos ou profissionais – e até mesmo quem nunca se interessou por um RTS deveria ao menos dar uma olhada nessa combinação do jogo original com “Heart of the Swarm”.
No final das contas, “HotS” não só se justifica como também nos deixa ansiosos para colocar as mãos na terceira parte da história, “Legacy of the Void”. Só esperamos não ter que ficar mais cinco anos roendo as unhas.
 Após dois anos e meio, a Blizzard lança a primeira expansão de seu jogo de estratégia em tempo real futurista. “StarCraft II: Heart of the Swarm” não poderia ter chegado em melhor momento, tendo em vista que traz novidades não apenas para jogadores fiéis, mas também para aqueles que deixaram o game de lado para jogar outra coisa.
A história gira em torno de Sarrah Kerrigan, a antiga vilã Rainha das Lâminas, que foi ‘resgatada’ do enxame Zerg em “Wings of Liberty”. Porém, ela resolve voltar a controlar as feras insectóides e, para isso, entra em uma jornada interplanetária para voltar ao seu lugar de direito.
História emocionante
Enquanto a campanha de “Wings of Liberty” focou no desenvolvimento de Raynor e dos Terranos, a expansão “Heart of the Swarm” coloca o jogador no comando de Sarrah Kerrigan e do enxame Zerg. Vamos ver a Fantasma se recuperando da influência Zerg e também sua retomada ao poder do alienígenas mais terríveis do setor Koprulu.
Sem entrar em mais detalhes, o enredo de “Heart of Swarm” é um pouco exagerado em certas ocasiões e brega em outras, mas isso não importa: essa é a parte divertida dos games da série. No contexto geral, é uma história bacana e forte, bem divertida de acompanhar.
Porém, diferente de “Wings of Liberty”, no qual o jogador tinha que tomar algumas decisões importantes para seguir a aventura, em “Heart of the Swarm” isso quase foi esquecido. Essas decisões feitas na campanha original também não são tão influentes em “HotS”, mudando pouco mais de uma linha em diálogos aqui e ali.
Seria interessante ver que suas decisões resultassem em situações fortes para justificar um retorno ao modo, além da caça de conquistas e novas formas de evoluir os Zergs.
Vale lembrar que o game está totalmente localizado para o português do Brasil, totalmente mesmo: da descrição de unidades até a dublagem e legendas da história. Porém, se você é purista e quer ouvir o áudio original, não tem problema: "HotS" tem opção de trocar o idioma, função que foi incluída em "Wings of Liberty" depois de algumas atualizações.
Mistura perfeita entre RPG e RTS
Diferente de Raynor, que em “Wings of Liberty” não tinha lá muitas habilidades especiais, a Rainha das Lâminas é mais poderosa e versátil. Controlá-la no meio das investidas Zergs é muito bacana e divertido. Suas habilidades são boas de usar e lembram um pouco dos ótimos momentos de “Warcraft III” ou mesmo um jogo no estilo MOBA, como “Dota” e “League of Legends”.
Você lidera os ataques com dezenas de unidades ao mesmo tempo em que utiliza os golpes especiais de Kerrigan. Isso gera situações desafiadoras que podem ser desvencilhadas com um pensamento rápido para reagir de forma apropriada.
No decorrer da campanha, Kerrigan ganha novas habilidades e o jogador seleciona qual tipo de evolução deseja para a Rainha das Lâminas. Essas habilidades podem ser trocadas a qualquer momento fora de uma batalha, dando ao jogador a chance de conhecer na prática o que esses poderes podem fazer.
Cada missão da campanha serve como um tutorial avançado sobre certos tipos de tropas e as teclas de atalho para usá-las. Em uma missão você aprende como funcionam as Baratas e sua habilidade de se enterrar. Em outra, é a vez de ver a mobilidade das Hidraliscas. Isso é ótimo para os não-iniciados no game e torna a experiência de jogo muito mais divertida e instigante.
Nova interface
A interface do jogo está mais intuitiva e organizada. Isso melhora muito a experiência pré-jogo. Existem milhares de detalhes que foram repensados para que você não se sinta perdido. Por exemplo, na área Pareamento é possível jogar partidas contra a Iinteligência Artificial e contra jogadores, tanto no modo ranqueado quanto no livre.

Em todos esses modos existem partidas equilibradas, levando em consideração o seu nível de experiência de jogo. Caso você seja um jogador profissional, seu progresso em “Wings of Liberty” será mantido, mas se você é novo em “StarCraft II” pode ficar tranquilo: você encontrará outros novatos para combater.
Até mesmo quem é anti-social tem sua vez, pois o jogo permite criar partidas contra a IA sem envolver nenhum outro ser humano (o que é chato, mas mesmo assim válido).
A nova interface também tem um espaço dedicado para a comunidade modder com a opção Arcade, que permite jogar mapas e modos de jogos criados por outros usuários. Lá você encontra de tudo, desde RPGs, até games de defesa de torre, MOBA e Cabo de Guerra. São muitas as opções, mas essa reformulação da interface do jogador deixou tudo mais acessível e gostoso de navegar.
Multiplayer consistente e equilibrado
Não é de hoje que sabemos que a Blizzard leva a sério o modo multijogador e exatamente por isso que essa porção do jogo continua sendo a estrela principal em “Heart of the Swarm”. Foram adicionadas diversas novas unidades, algumas delas visando melhorar o meta-jogo, dando mais variedade para a estratégia dos jogadores.
Um caso bem claro está na raça Protoss, que tem naves fantásticas, mas que de certa forma são deixadas de lado devido ao seu custo-benefício. O Portal Intergaláctico passou a ser uma construção viável com a chegada das novas unidades.
No final das contas, o pacote de expansão de “Heart of the Swarm” contempla todas as raças de forma justa e equilibrada, dessa forma, os jogadores não têm o que temer: o jogo continua divertido e empolgante.


Fonte:UOL jogos